quarta-feira, 30 de julho de 2008

Semana mundial do aleitamento materno

SMAM 2008 – SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO


A semana mundial de aleitamento materno, comemorada na primeira semana de agosto (do dia 1° ao dia 07), é uma forma de incentivar, apoiar e divulgar a amamentação. Todo ano, desde 1992 a WABA-World Alliance for Breastfeeding Action (Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno) escolhe um tema para a SMAM e este a ano o tema é apoio, apoio em todas suas formas: família, amigos, vizinhos, profissionais de saúde, governo e leis, empregador e organizações ou grupos de apoio.

A frase escolhida para SMAM2008 no Brasil foi “Se o assunto é amamentar, apoio à mulher em primeiro lugar”. O apoio ao aleitamento materno é importante porque com ele todos ganham! Essa é a missão do Grupo MAMA, que busca criar uma rede de apoio, onde cada mulher ajuda e é ajudada com a sua experiência e dificuldades.

O que é o APOIO?

“Apoio é incondicional. É escutar, não julgar, não contar sua própria história. Apoio é não oferecer conselho. É oferecer um lenço, um toque, um abraço... preocupar-se. Nós estamos aqui para escutar... não para realizar milagres.
Estamos aqui para ajudar uma mulher a identificar suas opções... não para dizer a ela que opção escolher. Estamos aqui para discutir os caminhos com uma mulher... não para seguir o caminho por ela. Estamos aqui para ajudar uma mulher a descobrir sua própria força... não para resgatá-la e deixá-la ainda mais vulnerável. Nós estamos aqui para ajudar uma mulher a descobrir que ela pode ajudar a si mesma... não para assumir a responsabilidade por ela. Aqui estamos para ajudar uma mulher a aprender a eleger... não para dizer a ela que é tranqüilo tomar decisões difíceis.” - Autor Anônimo (retirado do material oficial da SMAM2008, crédito ao IBFAN e SENAC)

Conheça histórias de dificuldades e conquistas no Blog de relatos que o Matrice fez em comemoração a SMAM2008, publicando no mês de Julho um relato por dia, até a inauguração da SMAM, são 31 relatos de diversas mulheres sobre suas vivências com a amamentação. São histórias inspiradoras, vivenciadas com muito amor, e que demonstram como uma frase de apoio pode fazer toda a diferença.

Um comentário: