segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Saúde convoca doadoras de leite humano

http://www.saopaulo%20.sp.gov.br/%20sis/lenoticia.%20php?id=99130&

Em comemoração ao Dia Nacional da Doação de Leite Materno, que acontece na próxima quarta-feira, 1, a Secretaria de Estado da Saúde promove durante toda a semana uma campanha de sensibilização para convocar doadoras de leite de todo o Estado.

A mulher em período de amamentação que tiver leite sobrando e quiser beneficiar outro bebê, poderá procurar um banco de leite. São Paulo é o Estado que tem o maior número de bancos de leite humano, sendo 23 na Grande São Paulo e 30 pelo interior.

A lista completa das unidades pode ser consultada por este endereço eletrônico. O leite humano doado é pasteurizado, submetido a controles de qualidade e distribuído aos recém-nascidos prematuros e outros lactentes clinicamente impossibilitados temporariamente de serem amamentados ao seio materno.

Devido às propriedades nutricionais e imunológicas do leite materno, a recuperação e o desenvolvimento desses recém nascidos ocorre mais rápido.“Contamos com a colaboração e solidariedade das mães que estão amamentando e podem doar. O que para você pode ser apenas leite, para a criança é vida” explica Maria José Guardia Mattar, coordenadora do banco de leite humano do Hospital Maternidade Estadual Leonor Mendes de Barros.

Na capital, o Banco de Leite Humano do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros está à procura de novas doadoras para manter o estoque do leite humano. Com a proximidade do final de ano a quantidade de leite arrecadado está diminuindo e tende a cair ainda mais devido às festas e também às viagens das doadoras durante as férias.Para ser doadora a mãe deve ser saudável e estar amamentando exclusivamente seu filho.

A coleta do leite é feita diariamente pela equipe do Banco de Leite em parceria com o Corpo de Bombeiros através do Projeto Bombeiros da Vida e visita as doadoras semanalmente em sua residência. Elas recebem todas as orientações sobre: higiene, ordenha, conservação e armazenamento do produto; e além disso, todo leite que chega ao banco é pasteurizado e passa por exames de controle de qualidade físico químico e microbiológico antes de ser fornecido aos bebês.

Vantagens

Para a Mãe: menor sangramento, o peso volta mais rapidamente, pode reduzir câncer de mama, de ovários e osteoporose, maior período de amenorréia e espaçamento entre gestações, aumenta o vínculo mãe e filho, maior praticidade e satisfação.

Para o Bebê: alimento completo tanto nutricional como imunológico, protege de infecções, de processos alérgicos e de doenças crônicas, maior vínculo afetivo e desempenho nos testes de inteligência, previne problemas ortodônticos e fonoarticulató rios, maior período de amamentação com diminuição da morbidade e mortalidade infantil e menor risco de maus tratos e abandono.

Para a Família: melhor qualidade de vida, mais prático, econômico, melhor vinculo familiar, menor gasto com doenças e com a economia maior investimento em outros alimentos e bens de consumo da família.

Para o Hospital: menos internações por doenças infecciosas, menos infecções cruzadas e menor índice de infecção hospitalar, diminui o tempo de permanência hospitalar e com alojamento conjunto há maior aproveitamento de espaço e da equipe para orientações e cuidados, melhor qualidade de assistência e melhor prestígio hospitalar.

Para Sociedade e Meio Ambiente: melhor qualidade de vida, menos falta ao trabalho materno, menos doenças infantis, menor mortalidade infantil, economias diversas de importações e menor dano ecológico com melhor qualidade do ar atmosférico.

A introdução de Alimentos Artificiais precocemente além de favorecer o desmame precoce, aumenta a morbidade e mortalidade infantil, e a mulher perde os benefícios da amamentação contra doenças crônicas.

Bancos de leite humano

EM PIRACICABA - HOSPITAL DOS FORNECEDORES DE CANA - Banco de Leite Humano Maria Gessy Cardoso Ribeiro - Fone 3403-2820 ramal 2820, Avenida Barão de Valença, 716 Vila Rezende (adição nossa)

1. CENTRO DE REFERÊNCIA DE SÃO PAULO / HOSPITAL MATERNIDADE ESTADUAL LEONOR MENDES DE BARROS – Fone:(11)2692-4068 Avenida Celso Garcia, 2477 – 3º andar - Belenzinho – São Paulo
2. HOSPITAL MATERNIDADE INTERLAGOSRua Guaiuba, 312 - Interlagos
3. HOSPITAL IPIRANGA Avenida Nazaré, 28 – 7º andar – São Paulo
4. CONJUNTO HOSPITALAR DO MANDAQUI Rua Voluntários da Pátria, 4301 – São Paulo
5. HOSPITAL REGIONAL SULRua Gen. Roberto Alves de Carvalho Filho, 270 – Santo Amaro
6. HOSPITAL SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL Rua Pedro de Toledo, 1800 – 1º andar – Ibirapuera – São Paulo
7. HOSPITAL GERAL DE VILA PENTEADO Avenida Ministro Petrônio Portela, 1642 – São Paulo
8. HOSPITAL GERAL DE ITAPECERICA DA SERRA Rua Santa Cruz, 200 – Itapecerica da Serra
9.HOSPITAL ESTADUAL MARIO COVAS - SANTO ANDRÉRua Doutor Henrique Calderazzo, 321 - Santo André
10. HOSPITAL GERAL DE PEDREIRARua João Francisco Moura, 251 – Vila Campo Grande
11. HOSP. DAS CLÍNICAS DE RIBEIRÃO PRETO Rua 7 de setembro, 1050 – Ribeirão Preto
12.HOSPITAL REGIONAL DE ASSIS Praça Symphronio Alves Santos, s/nº - Centro – Assis
13.CONJUNTO HOSPITALAR DE SOROCABA Avenida Comendador Pereira Inácio, 564 – Sorocaba
14. CAISM - CENTRO DE ATENÇÃO INTEGRAL A SAÚDE DA MULHER (UNICAMP)Av. Alexander Fleming, nº. 01 - Cidade Universitária Zeferino Vaz – Campinas
15. HOSPITAL GUILHERME ÁLVARO (SANTOS)Rua Oswaldo Cruz, 197, Boqueirão - Santos

Da Secretaria da Saúde

Nenhum comentário: