quarta-feira, 29 de abril de 2009

Seios após amamentação

 Dra. Luciana Pepino
Em homenagem à Semana Mundial de Aleitamento Materno e a proposta de blogagem coletiva sobre o assunto escrevi esse post para acabar com um dos maiores mitos relacionados com a beleza.

Futuras mamães vaidosas que querem amamentar podem relaxar: ao contrário do que muita gente imagina, amamentar não causa, nem aumenta, a flacidez nos seios.

Um estudo divulgado em novembro do ano passado concluiu que amamentar não tem efeito sobre a flacidez ou diminuição dos seios. O estudo foi elaborado pelo cirurgião plástico da Universidade do Kentucky, Dr. Brain Rinker. Ele ficou intrigado para ver se tinha sentido o pedido da maioria das mulheres que o procurava para realizar implantes no seio: que ele consertasse os estragos causados pela amamentação. O Dr. Rinker concluiu que não é o fato de amamentar e sim o de engravidar, engordar, fumar e envelhecer que causam os estragos que ele procura consertar.


Amamentar só faz bem para a saúde e beleza da mamãe e do bebê!
Então porque boa parte das mulheres discorda da ciência e bate o pé de que amamentar derruba sim os seios?

O que ocorre é que as mamas aumentam muito de volume durante a gravidez, já que as glândulas que irão produzir o leite se desenvolvem (independente da vontade da mulher de amamentar ou não). Então a pele tem que esticar para comportar esse aumento, ela pode ficar flácida quando voltar ao normal. Dessa maneira a gravidez tem sim um papel na flacidez dos seios, mas o tempo de amamentação não. Amamentar por 2 anos (como recomenda a Sociedade Brasileira de Pediatria) não vai deixar a mulher com os seios mais flácidos do que aquela que amamenta por um mês.

O que estica muito e depois volta ao normal gera flacidez, como ocorre com a barriga na gravidez ocorre nos seios, o processo é parecido. Não amamentamos pela barriga e mesmo assim elas ficam flácidas e cada vez mais, após cada gravidez. Aliás o estudo concluiu que o número de gestações tem sim efeito na flacidez dos seios.

Tem mulheres que relatam por exemplo que amamentavam mais em um seio do que no outro e esse “caiu mais”. Porque isso acontece então? Porque no seio que produziu mais leite foi melhor preparado pelo corpo para a amamentação, suas glândulas mamárias se desenvolveram mais e é por isso, e não porque o bebê sugou mais ali, que esse seio tende a cair mais do que o vizinho. O importante é isso, essa preparação para a amamentação que ocorre durante a gravidez, e que é fisiológica e incontrolável, que altera os seios e não a amamentação em si.

Outros fatores que comprovadamente influem na flacidez dos seios são idade, genética, tamanho das mamas, fumo e falta de exercício físico.

Além de não derrubar os seios amamentar tem um fator positivo na beleza da mulher: ajuda a recuperar o peso conquistado durante a gestação. O estudo abaixo sobre benefícios da amamentação para a saúde da mulher esclarece que amamentar exclusivamente o bebê nos primeiros 6 meses de vida faz com que a mulher perca uma média de 500g por semana. O estudo mostra ainda que além de ajudar na recuperação do peso, a mulher que amamenta tem menos risco de desenvolver câncer de mama e de ovário mais tarde e menor risco de sofrer fraturas no quadril por osteoporose quando chegar na menopausa.

31 comentários:

Lílian Sales disse...

Olha, concordo com o texto publicado...
Mas eu fiquei com um seio maior que o outro, meu bebê está com 11 meses e eu ainda o amamento! mais me sinto ridícula, evito o espelho! sinto-me feliz por ele, que é um bebê muito saudavel, no entanto eu, estou a cada dia mais chateada com isso!
o que devo fazer? existe algum especialista que devo procurar?

Lílian Figueredo 21 anos

Raquel disse...

Os seios podem até ficar diferentes durante a amamentação, se vc amamentar mais em deles que no outro, mas terminado eles voltam ao normal.

Eu tenho um seio maior que o outro, mas porque amamento mais em um seio do que no outro.

Unknown disse...

minha filha tem 10 meses e meu seio tbém ficou um bem maior que o outro, ficou bem flácido também!! ela ainda mama no seio, não gosta de mamadeira,embora eu esteja fazendo um gde esforço, ela não quer nem saber da mamadeira!!
como sou muito vaidosa, tenho medo de estragar meus seios, que eram lindos!! será que voltam ao normal??????????? me respondam
bjs
teia

**LiNe** disse...

Olha tenho 20 anos e minha bb fez um aninho agora em abri(2011)mas meus seios estão visivelmente com tamanhos diferentes. Não seii o que fazer pq tenho vergonha e isso infuencia até no meu casamento, tmb sou vaidosa e não uso mais roupas que gostaria de usar por esse motivo oq faço?

juliana disse...

meu seio direito esta enorme, pois minha filha so quer mamar nele. Me sinto feliz por ela pq sei que é importante a amamentação, mais ao mesmo tempo estou triste, não gosto mais de ficar sem sutien, de me olhar no espelho, meu marido me ve sem blusa de jeito nenhum. Por favor me ajudem?

Luana disse...

Meu filho tem 4 meses e só mama no seio esquerdo, por esse motivo a diferença de tamanho e enorme... Nem me olho mais no espelho! O que devo fazer? Meu seio vai voltar ao normal depois da amamentação ou essa diferença vai continuar?

Cinthia@gmail.com disse...

Bom! meus seios estão equilibrados, pois meu bebe mama os dois, mas estão muito fláxidos e caídos. Quero muito que voltam ao normal depois do desmame, não sei se isso vai acontecer, espero que sim.

Vanessinh@ disse...

Olha, fico triste por acontecer isso com a gente mais ao mesmo tempo Feliz por saber q eu nao sou a unica. (risos).
Sabe q eu sofro mto com isso, sinto mta vergonha d mim mesma eh a pior coisa q a mulher pode se sentir por ela eh a vergonha.
Meu marido graças a Deus gosta de mim assim mesmo e ainda briga por eu nao deixa-lo tocar.
Meu filho concerteza eh o q mais gosta nessa historia toda pois adora mamar. (olha se hoje eu pode-se resolveria isso tudo de vez pois sinceramente nao me vejo como uma mulher bonita, atraente perdi completamente a minha alto estima infelizmente. E eh mto triste falar assim mais eh a realidade!!

Vanessinh@ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
V.Nomoto disse...

Amamentar é lindo. É muito satisfatório, importante. é muito divertido. Amo amamentar. Mas falar que não opeito não fica flacido é uma histórinha pra boi dormir. O certo é apoiar, incentivar as potenciais e futuras mães a amamentar pela sua importancia no vinculo mãe/filho e na saude da criança. Mas não menos importante, é orientar SEM MENTIR, sobre as consequencias disso, para que a mulher não se decepcione, e espere o que vem pela frente.

Unknown disse...

nossa eu telho um seio bem maio q o outro por isso eu nao uso sutiam de bojo porque o normal ajuda a aperta o seio nao sei o q faze meu filho so mama no maio tento da no outro mais ele mim morde nao pega porque o leite tem um gosto estranho

Unknown disse...

EU TENHO 4 FILHO, EO MEU PEITO FICOU MAIOR QUE O OUTRO O QUE EU FASSO A MINHA ALTA ESTIMA ESTA LÁ EMBAIXO NEM CONSIGO COLOCAR BLUSINHAS APERTADA MAIS.

Unknown disse...

olha eu tambem tinha o seio esqerdo maior q o direito...bem maior mesmo...ai minha madrinha qe é enfermeira me ensinou dar mais mama no seio qe estava mucho e peqeno..e funcionou...ele cresceu e encheu de leite os dois estao do mesmo tamanho agora...nao sinto mais vergonha...sucesso pra vcs...!!!

Siimplismente... disse...

Minha filha ja tem 1 ano e 6 meses .. nao larga o peito de jeito nenhum e nao mama mamadeira .. o meu seio esquerdo é beeeeeeem menor que o direito .. ele nao enche mas. EU QQUEro ir a praia que gosto tanto, enao vou pq o biquini fica super feio no peito :( me sinto horrivel .. to prestes a casar ,e nao to segura pois estou morrendo de vergonha do meu Amor �� nao voltam mas ao normal? Me respondem pfavoooor to doida ja..

Unknown disse...

Nossa! Quanta mãezinha na mesma dúvida. Eu estou na mesma.Meu bebê fará 10 meses e ainda mama, eu amo dar mamá e até fico triste se um dia ou outro ele mama menos, mas contudo as vezes me vêm á cabeça a imagem de como eles ficaram com o desmame. Ainda estou atrás de soluções que não seja a cirurgia 😢.meus seios sempre tiveram um tamanho legal, não achei que eles creseram tanto com a gravidez, mas vejo que já não são os mesmos e pior, meu esposo vive comentando sobre silicone, faz algumas brincadeiras sobre meus seios, e então vocês já devem imaginar como anda a minha autoestima em relação a isso né?! Não é fácil mesmo meninas, mas estou praticando exercícios e pretendo após o desmame fazer uma dieta baseada na das atletas fisiculturista, e claro com acompanhamento de um profissional,assim as gordurinjas somem sem a necessidade de cirurgia,a questão é que não terei seios grandes mais,mas também não estarão caidos.rsrs... Boa sorte a todas nós.

Unknown disse...

Gente, minha filha já esta com 4 anos e meus seios nao voltaram ao normal ainda. Nao posso mais usar bikine e nao posso mais por topinho. Tenho 23 anos e estou praticamente como diz minha medica, com depresao. Nao sou mais a msma pessoa. E quis muito ter minha filha, mas se eu soubesse que iria ficar asimm teria deixado pra depois dos 28. Eu deveria ter aproveitado mais.
E ainda tenho esperança de que vai voltar ao normal. Nao queria por silicone.

Unknown disse...

Olá meninas... meu bebê está com um ano e 3 meses e ainda mama. Meu seio esquerdo está maior que o direito. Eu o amamento igualmente nos dois, mas mesmo assim, um ficou maior que o outro. Acreditem! Não tenho baixa autoestima, não tenho vergonha do meu marido... ele compreende que isso é uma consequência de amamentar o filho que ele (e eu) tanto desejamos. Temos que olhar por outro lado, tantas mães sonham em amamentar e não podem, não conseguem e até se frustram por isso. Por isso, levantem esta autoestima meninas!!! Não é o fim do mundo... depois podemos correr atras de uma cirurgia reparadora. Acho que amamentar nossos pequenos vale muito a pena, principalmente quando eles estão olhando pra nós com aqueles olhinhos de gratidão! Beijos

Unknown disse...

Meu bebê tem um ano e dois meses,e meus seios estão caídos e flacidos fico mto feliz em amamentar! Mas quando coloco uma blusa com decote fica tudo murcho e tiro com vergonha e fora a minha barriga q é cheinha de estrias,tenho 21 anos e gostaria de saber o que posso fazer p melhorar tanto as estrias quanto o seio!

Unknown disse...

Eu tenho 17 Anos, engravidei com 15 tive minha filha com 16, ela Mamou por 1 ano e 3 meses, mais me sinto completamente sem alto estima, me sinto feia pois meu peito direito esta maior q o esquerdo, na gravidez dela perdi 12 kg depois perdi mais 42kg, só q agra estou me sentindo horrorosa tenho vergonha do meu marido, estou mto mal, se sentindo mito constrangida, silicone eh mito caro, não posso pagar agra, mais me sinto um lixo...

Unknown disse...

A minha querida esposa tbm está na mesma situação que todas vcs e eu gostaria tanto de ajuda-la, pois tem baixado a auto-estima dela. o que posso fazer alem de dizer-la que os seios depois voltarão ao normal.

O que faço, Please?

Fran disse...

Como é horrível mexer com a alto-estima de uma mulher, tenho 3 filhos mas ainda sou jovem, tenho apenas 23 anos;e meus seios estão muito flácidos, caíram totalmente,é horrível tenho vergonha do meu marido,nem os sutiãs se encaixam direteito nos seios,é muito ruim,e não tenho condições de fazer uma cirurgia.tem solução? Existe alguma maneira de melhorar meus seios??

Unknown disse...

Ola meninas...minha filha tem 1 ano e 4 meses e ainda mama no seio agr q ela ta pegando mamadeira,tenho passado o mesmo q vcs mas to chatida pq eu tenho 18 anos e tive bastante leite e meu seio realmente almento muito mas agr ele esta muito flaxido,um maior q o outro e caido tenho vergonha as vezes vou por um biquine e sempre fica sobrando de um lado...sera q depois q o leite seca volta ao normal me ajudem
Bjoos

Unknown disse...

Oi mamães! Quantos Corações sofridos, quantas mudanças enfrentamos quando geramos outro ser. É de se esperar que nosso corpo mude a cada ano, a cada gravidez e também quando engordamos mais ou emagreçemos demais. Os corpos que vemos na TV, pós gravidez, quase sempre, são corpos cuidados com cremes, procedimentos estéticos, exercícios físicos e alimentação muito saudável. Coisas que a maioria das mulheres não dispõe de tempo nem dinheiro para fazer. Nunca se compare com as mulheres da TV. Segundo, lembrem-se que temos outros atrativos, que não se resumem no aspecto físico. Os maridos, namorados, ficantes, homens enfim, em sua maioria, esperam q os seios permaneçam bonitos, assim como nós, mas precisam aprender a controlar a frustração e nos admirar de outras maneiras, um dia o pinto deles também irão cair, não é mesmo? Para aquelas mulheres que podem parcelar um silicone, parcele, para as que não podem, encontre dentro de vc motivos para se amar, com sua nova roupagem, peito não é tudo que vc tem. Nossos bebes merecem ser amamentados, mesmo que para isso, nosso corpo mude. A vida é eterna mudança. Em breve envelhecemos, nossa textura da pele muda, a cor dos cabelos, a disposição. E nem por isso essas pessoas deixam de ser importantes, de namorar, passear. Ter seios bonitos e bom, se hoje vc não pode fazer uma intervenção, quem sabe daqui um tempo vc já terá condições? Agora o foco é na criança, daqui um tempo, batalhe uma cirurgia e... Todo o tempo, ame-se!

Marcela disse...

Geentt calma a coisa nao e tao triste assim tbm nao,olha para de focar nissu vcs nao tem so seios nao vcs tem outras partes do corpo e mais se valorizem claro caem sim ficam murchos sim mais nada como "um trato" eu estava assim como vcs e ainda estou so que agora e menus eu parei e pensei ..nao preciso apenas de seios posso apimentar a relaçao com algo mais procurem na net tem tanta coisa pra se fazer que deixaram seus esposos loucos por vcs ..calma nem tudo e só aparencias e precisam aceitar eles provavelment nao voltaram ao normal se aceite use sutiens maiores que os sustentem beem e bora ser FELIZ.
E tem como fazer uma cirurgia chamada mamoplastia que retira só as gordurinhas e o exesso de pele da mama fica em torno de 10.000 fik a dik ...mais pra quem nao tem grana deixa de besteira e vai ser feliz ....

Unknown disse...

Tenho 16 anos tenho um filha de 1ano e 4meses e meu seios está bem menor e um maior tenho medo não uso bekine nem vou MIS para praia oque Fasso

Unknown disse...

Tenho 16 anos tenho um filha de 1ano e 4meses e meu seios está bem menor e um maior tenho medo não uso bekine nem vou MIS para praia oque Fasso

Unknown disse...

Li todos os comentarios e me senti em casa, antes achava que era a unica a ter esse problema, sabe o que me frusta e que começo a falar sobre esse problema com meu marido , que não me sinto bonita nada fica bom ,que tenho que parar de amamentar ele sai fala que ninguém repara nisso porque sou bonita mais isso me incomoda muito . Antes minha bebê mamava nos dois seios e meus seios eram do tamanho normal os dois iguais e a partir do 3 mês ela parou de mamar não sei se foi o seio ou o lado que ela mais gosta, agora ela está com 9 meses so mama no seio direito a 6 meses o esquerdo já voltou ao normal só sai umas gotinhas tentei dar de novo o seio esquerdo porém começo a arde e ela so largava parei de dar , agora estou tentando fazer o desmame mais e difícil já que ela não pega mamadeira e o pai tem do ,sempre é a mãe que tem que levantar de madrugada pegar o bebe e dar de mamar parece fácil mais não é pra mim ,é cansativo ,faz 9 meses que não durmo bem tenho dores no corpo todo principalmente no braço pois so do mama de um lado e dói o braço ficar só em uma posicao.E ótimo para o bebê a amamentação mais e muito cansativo não posso sair com a roupa que eu quero tenho que sair com que esconde o seio maior e seja fácil amamentar e no frio pegar o no seio tristeza ,não sei se o seio esquerdo voltará ao normal e minha esperança .Amo minha filha mais as vezes me pergunto será que um dia vai valer a pena sofrer tanto, passar três dias em trabalho de parto ,ter dores no seios , estrias,dores no corpo ,fechar a boca por conta de cólicas,levar pontos ,ter dores pelo corpo ,nunca poder ficar doente,e nunca dormi a noite bem ? Tomara que sim

Rose disse...

Gente li os comentários de vcs e me identifiquei, tive o mesmo problema, meu seio direito ficou enorme e o esquerdo bem pequenino, Cada vez que eu olhava no espelho me dava vontade de chorar.
Comecei a perguntar pra minhas amigas sobre isso e descobri que a maioria delas passou por isso e que voltaram ao normal, algumas chegaram a demorar até cinco anos pra voltar, cada pessoa tem seu tempo.
Parei de amamentar minha filha faz um ano e meu peito já voltou ao tamanho normal, agora estou lutando pra tentar reverter a flacidez que ficou mas pelo menos no tamanho eles já estão iguais.

Anônimo disse...

Olá meninas.. Tenho 23 anos tenho um filho de 4 anos.ele é minha maior alegria, tinha a maior satisfação de amamenta-lo.mais como a maioria de vcs,meu filho só mamou de um peito desde quando nasceu nunca pegou o outro lado.o mesmo aconteceu com meu sobrinho q eu tmb amamentava nenhum pegou o peito esquerdo.e ficou flacido, caído levou junto minha auto estima. Não pensando no que meu marido densa ou q outros pensam,acho q primeiramente devemos nos sentir bem nós mesma.E como n se bastasse 2 anos amamentados depois de 2 anos leite está voltado, meus seios estão inchados,doloridos.

Unknown disse...

Olá menina li o comentário de vocês e fiquei mas aliviada,eu pensava q era só eu q passava por isso...A minha filha tem 1 ano e 9 meses vou começar novamente a tira ela do peito,das outras vezes eu não consegui mas creio q agora eu vou consegui pois estou mas segura e confiantes tinha tinha dó de mim (tinha dó de tira lá do peito).Eu me sinto horrível com esse peito maior q o outro evito de usar roupas apertadas mas mesmo assim da p vê a diferença dos meus seios.Me sinto feia e a minha alto estima fica lá em baixo...será q depois do desmamae materno meus seios voltam ao normal,me ajudem por favor.

Roberta slabicki disse...

Eu amamentei minha filha por dois anos mo peito diminui sim eu usava GG antes de endravidar e agora parei de amamentar e uso sutian P amamentar e bom pra saude do BB e ajuda a perder peso mas falar q os seios nao mudam e demais ,mudam sim diminui e fica flácido mas vale a pena bjjjj